Comércio poderá convocar empregados no feriado da Independência

O Sindilojas informa que todas as lojas de rua e de shopping centers poderão funcionar no dia 07 de setembro, feriado do Dia da Independência do Brasil. Os trabalhadores receberão horas extras e vale alimentação, conforme prevê a Convenção Coletiva firmada entre os sindicatos patronal Sindilojas e laboral Seceg – Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás.

Apenas as lojas que ficam no entorno de Brasília (DF) não têm permissão para convocar os empregados. Ainda de acordo com a Convenção Coletiva, os lojistas deverão informar, obrigatoriamente, aos dois sindicatos – laboral e patronal, a intenção de abrir no feriado, bem como a relação de todos os empregados que serão convocados nesse dia.

A medida garante a liberação de um certificado por parte do Sindilojas que autoriza o varejista a abrir as portas nesse dia. Caso haja descumprimento desta norma o lojista pode ser multado pela Superintendência Regional do Trabalho.

As áreas de lazer dos shoppings fazem parte de outro sindicato e, por esse motivo, a abertura ou não, fica a cargo do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Goiás (Sindihorbs).

Via AI Sindilojas Goiás