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Praça do Cruzeiro

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Goiânia aprovou, de forma unânime, na tarde desta quarta-feira (14), o projeto de implantação do BRT Norte-Sul na Praça Germano Roriz, conhecida como Praça do Cruzeiro, no Setor Sul. A implantação de duas estações de embarque e desembarque, que integram o corredor, é alvo de contestação por parte do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) porque o local é tombado em âmbito municipal. O ambiente também será revitalizado com intervenções em vários aspectos.

O gerente do Fundo Municipal do Meio Ambiente e membro do Conselho, Sandro Lopes, explicou que a decisão de acatar o projeto partiu de uma preocupação com a população que usará o meio de transporte. “Sem as duas estações na Praça, as pessoas teriam de se locomover quase um quilômetro para chegar de uma estação entre a Praça e a Trincheira da (Rua) 90 até outra entre a Praça e a Praça Cívica, sendo que o recomendado são 500 metros”, disse.

O parecer é resultado de um questionamento do Ministério Público sobre a possibilidade de alteração das características do desenho da Praça para implantação de plataformas de embarque e desembarque. Segundo o secretário de Infraestrutura, Dolzonan Matos, as duas estações, que ficarão uma de cada lado da Praça, não mudarão o desenho do local. “Será instalado o mesmo tipo de estação que foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para ser utilizado na Praça Cívica, que também é toda tombada. Serão usados somente 3,5 metros do passeio para a instalação da concretagem para a passagem do BRT”, explicou Matos. Uma das principais diferenças do mobiliário em relação ao convencional, utilizado em quase todo o BRT, é o fato de este ser construído com vidro transparente. O objetivo é permitir a visualização dos bens tombados.

Inicialmente, no projeto do BRT, seriam construídas baias nas laterais da Praça, por onde o ônibus entraria, realizaria o embarque e desembarque de passageiros dentro da praça, e sairia novamente. “Chegamos à conclusão de que a via ali tem espaço suficiente para não fazermos nenhuma intervenção. Por isto, o BRT vai passar acompanhando o meio fio da Praça”, diz Matos.

A revitalização da Praça do Cruzeiro inclui, de acordo com a Prefeitura, reforma de bancos, calçadas e renovação da iluminação. O Monumento ao Cruzeiro deve ser restaurado e há a possibilidade de instalação de painéis com a história do local. O local, segundo o projeto, também receberá um playground e um espaço para academia ao ar livre, além de banheiros e faixas de pedestre ao redor.

Em 2010, a antiga Agência Municipal de Trânsito (AMT) fez um projeto que visava cortar uma parte da Praça, implementar 12 novos semáforos e prolongar as vias 90, 87, 86 e 84. Na época, o MP acionou a Justiça e pediu e o desenho não foi executado.

Andamento 

Na tarde desta quarta-feira, operários do BRT trabalhavam no Terminal Recanto do Bosque, na demolição de casas e remoção de material na Avenida Oriente, no mesmo setor. Também havia trabalho em pontos do corredor no Setor Jardim Balneário Meia Ponte, sobretudo, na instalação de meios-fios. 

A construção do terminal vizinho à Perimetral Norte também passa por intervenção, assim como a Avenida Goiás, no Centro. A Praça do Cruzeiro está cercada por blocos de concreto, mas os trabalhos ainda não foram iniciados no local. 

A trincheira da Rua 90 segue com os trabalhos de escavação e há a instalação de meios-fios entre o local e o Terminal Isidória.

Via O Popular

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