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Pesquisa estima R$ 410 milhões em vendas no Dia das Mães em Goiás

Projeção é feita pela CNC; Sindilojas-GO acredita que, com o comércio aberto no feriado de 1º de maio, o faturamento do varejo deve ultrapassar esse valor

30 de abril de 2021

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Apesar da continuação da pandemia, o Dia das Mães de 2021 promete ser mais favorável ao varejo brasileiro. A expectativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) é que o volume movimentado pela data alcance R$ 410 milhões em Goiás e R$ 12,12 bilhões em todo o Brasil, um avanço expressivo em relação a 2020, quando as vendas no País tiveram o maior recuo da série histórica (-33,1%), durante o ápice das medidas restritivas.

Apesar da projeção de R$ 410 milhões em vendas em Goiás, o Sindilojas-GO (Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás) avalia que o faturamento no setor tende a ser maior no Dia das Mães. É que, pela primeira vez, as lojas de rua, de shoppings centers e de galerias comerciais vão poder convocar os empregados para trabalhar no feriado de 1º de maio, que neste ano cai no último fim de semana antes da data comemorativa.

"Acredito que, com o acordo que fizemos junto ao sindicato laboral para o 1º de maio, as vendas feitas neste feriado serão determinantes para obtermos um saldo ainda maior no balanço do Dia das Mães. Somando ao fato das flexibilizações, estamos confiantes para fazer uma boa campanha de vendas, já buscando a retomada após esses meses mais difíceis da pandemia", diz o presidente do Sindilojas-GO, Eduardo Gomes dos Santos.

Em maio do ano passado, a primeira onda da covid-19 impôs severas restrições ao comércio de todo o País, de forma inédita. “Foi preciso uma adaptação brusca no começo, que o setor soube fazer muito bem. Além disso, as lojas físicas ainda são muito importantes e estavam fechadas no ano passado. Agora, a economia se reorganiza neste período, o que dá oportunidade de termos uma movimentação financeira melhor”, explica o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

“Natal do primeiro semestre”

Por movimentar praticamente todos os segmentos do varejo, o Dia das Mães é considerado o “Natal do primeiro semestre”. O ramo de vestuário, calçados e acessórios responde pela maior fatia das vendas e, em 2021, tem previsão de faturamento de R$ 4,09 bilhões. No mesmo período do ano passado, as vendas deste segmento despencaram 62,7%, em comparação com 2019. Na sequência, devem aparecer os ramos de móveis e eletrodomésticos (R$ 2,38 bilhões) e farmácias, perfumarias e cosméticos (R$ 1,52 bilhão).

Embora haja avanço, o volume de vendas no Dia das Mães deverá ficar abaixo do registrado no mesmo período de 2019, ano anterior à pandemia. O economista da CNC responsável pelo estudo, Fabio Bentes, explica que as condições econômicas para o consumo no curto prazo dificultam o avanço mais substancial das vendas no comércio. “O mercado de trabalho está travado, o que se soma às condições de crédito menos favoráveis e à inflação acima do desejável. São empecilhos adicionais à expansão do volume de vendas neste momento, em comparação a 2019”, afirma o economista.

Fonte: CNC (com edição pela Assessoria de Comunicação/Sindilojas-GO) - Foto: Agência Brasil

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