Notícias

Sindilojas inicia turmas para curso gratuito de temporários

Começa na próxima segunda-feira (14), no Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás), o curso gratuito para temporários do comércio. Serão ofertadas 500 vagas, divididas em cinco turmas (cada turma receberá o treinamento em uma semana diferente), para quem deseja se capacitar para um trabalho de vendedor neste fim do ano. A programação tem carga horária de oito horas e é dividida em dois dias. As inscrições serão feitas somente pelo site do Sindilojas Goiás. Esse é o 10º ano seguido que a entidade oferece o treinamento.

O objetivo do curso é dar boas noções de técnicas em vendas e atendimento qualificado, apresentar formas corretas de relacionamento com o cliente e demonstrar maneiras eficazes de comunicação. “Nossa economia ainda está em recuperação. Por isso o varejo aposta muito nas datas deste fim de ano, que incluem Black Friday e Natal. Se quisermos aproveitar este período, precisamos capacitar pessoas que poderão ser contratadas pelo comércio”, explica Eduardo Gomes, presidente do Sindilojas Goiás, ressaltando ainda que o sindicato é o “representante legal dos empresários varejistas e tem o dever de promover o treinamento”.

O candidato que participa do treinamento recebe certificado e tem o currículo disponibilizado para as lojas que estejam selecionando profissionais temporários. O presidente do Sindilojas Goiás informa que as empresas podem fazer uso dos currículos que entrarão no banco de talentos. “O varejista terá à disposição uma gama de pessoas preparadas para o trabalho temporário. Basta que o lojista procure o Sindilojas Goiás e verifique quem tem o perfil mais adequado para o seu segmento”, detalha Gomes.

Estimativa de contratações
Uma pesquisa realizada em todas as regiões do país pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) estima que aproximadamente 103 mil vagas serão abertas até dezembro — um aumento de 43,8 mil postos de trabalho em relação ao previsto ano passado.

A mesma pesquisa apontou um aumento de 17% para 23% no percentual dos que contrataram ou devem contratar ao menos um novo colaborador. A principal justificativa para os reforços do quadro de funcionários é atender ao aumento da demanda neste período do ano, com 88% das menções. Dentre os empresários que já contrataram ou que irão contratar neste fim de ano, 52% empregarão temporários, 49% abrirão vagas informais e 45% formais, ou seja, com carteira assinada. Há ainda 28% de casos em que a contratação será terceirizada.

Para as posições temporárias, a média de contratação deve ficar entre um e dois profissionais. Quatro em cada dez (41%) devem permanecer por três meses, enquanto 23% ficarão por dois meses e 12% apenas um mês. A maior parte dos empresários (40%) têm a intenção de efetivar os temporários, sendo 29% um único colaborador e 11% dois ou mais colaboradores.

Embora não haja levantamento específico sobre o número de vagas que serão abertas em Goiás, o Sindilojas Goiás está otimista em relação às vendas do fim de ano. “Estamos percebendo uma movimentação por parte do varejista goiano. Muitos estão fazendo planos para contratações e preparando o estoque. A liberação do FGTS e a percepção de uma melhora no mercado de trabalho são ingredientes que vão ajudar a impulsionar as vendas neste Natal”, finaliza o presidente.

SERVIÇO
Evento: curso gratuito para temporários do comércio
Data: a partir de 14/10, das 08h às 12h
Local: Sindilojas Goiás – Rua 90, nº 320, Setor Sul
Inscrições: www.sindilojas-go.com.br 

Datas das turmas do curso para temporários do comércio
● 14/10 e 15/10 – (Segunda e Terça-feira): 1ª Turma
● 21/10 e 22/10 - (Segunda e Terça-feira): 2ª Turma
● 28/10 e 29/10 - (Segunda e Terça-feira): 3ª Turma
● 04/11 e 05/11 - (Segunda e Terça-feira): 4ª Turma
● 07/11 e 08/11 - (Quinta e Sexta-feira): 5ª Turma


Via AI Sindilojas Goiás

Receba novidades

Informe seu e-mail para receber novidades e ficar por dentro de tudo.