Notícias

Como o marketing digital pode impulsionar o varejo?

O marketing digital permite que os varejistas alcancem um público mais amplo e personalize sua abordagem para atender às necessidades individuais dos clientes

19 de abril de 2024

marketing digital


O varejo tem passado por transformações significativas na última década, principalmente com a ascensão do marketing digital. A interligação entre estratégias de marketing e o fluxo de atendimento ao cliente tornou-se fundamental para o sucesso no cenário atual.

Aos que ainda pensam se devem ou não adotar o marketing digital, é bom ter em mente que a ferramenta/estratégia permite que os varejistas alcancem um público mais amplo e personalize sua abordagem para atender às necessidades individuais dos clientes. Além disso, com a capacidade de coletar dados e analisar o comportamento do cliente, os comerciantes podem criar experiências de compra personalizadas e melhorar seu fluxo de atendimento.

Estratégias de marketing digital para o varejo

Existem várias estratégias de marketing digital que podem beneficiar os varejistas. Aqui estão algumas das mais eficazes:

SEO (Search Engine Optimization): o SEO ajuda a melhorar a visibilidade online da sua loja, tornando mais fácil para os clientes encontrá-la. Implementar uma estratégia de SEO eficaz pode aumentar o tráfego do site e, consequentemente, as vendas. Essa é uma estratégia que posiciona a marca nos buscadores, de acordo com as palavras-chave pesquisadas, de forma totalmente orgânica.

Marketing de conteúdo: ao contrário do que dizem os gurus do marketing, o marketing de conteúdo não é feito só nas redes sociais… Claro que criar conteúdo relevante e interessante pode atrair e engajar os clientes. Instagram, Facebook e TikTok, blogs, vídeos, e-books e infográficos são apenas alguns exemplos de plataformas possíveis de serem criados conteúdo para informar e entreter seus clientes.

E-mail marketing: acredite se quiser, esta é uma das maneiras mais eficazes de se comunicar diretamente com os clientes, informando-os sobre novos produtos, ofertas especiais e outras notícias relevantes. Para o universo do varejo, o e-mail é uma poderosa arma de comunicação, bem menos invasiva que o whatsapp, por exemplo.

Tráfego pago: talvez seja o que está mais na moda hoje em dia, o tráfego pago é justamente pagar para anunciar na internet. Existem inúmeras plataformas para isso, mas as principais são o MetaAds – composto pelo Facebook e Instagram, e o Google Ads – ferramenta do Google. As estratégias de tráfego consistem em monetizar a plataforma para aparecer para uma audiência. É bem efetivo… se feito da forma correta.

Marketing digital no atendimento ao cliente

Sabia que o marketing digital também pode melhorar o fluxo de atendimento ao cliente no varejo? Pois é! Veja algumas maneiras, de certa forma, simples de aplicar isso:

Chatbots: os chatbots podem responder às perguntas dos clientes, melhorando o atendimento ao cliente e liberando tempo para sua equipe se concentrar em tarefas mais complexas.

Automação de marketing: a automação de marketing pode ajudar a simplificar e personalizar o atendimento ao cliente, garantindo que cada cliente receba a atenção de que precisa. Além disso, desenvolve uma jornada personalizada de acordo com as ações do usuário, lead ou cliente.

Análise de dados: a análise de dados do cliente pode fornecer insights valiosos sobre suas necessidades e comportamentos, permitindo que você melhore sua abordagem de atendimento ao cliente.Agência de marketing ou marketing interno: qual é o melhor para o varejo?

A pergunta de milhões: “Contratar uma agência ou investir no marketing interno?”. Com o amplo mundo do marketing digital, tudo vai depender do seu objetivo e do quanto você está disposto a investir.

De antemão, se for possível estruturar um time interno, é muito melhor. Porém, é sim muito mais caro e gera alguma complexidade de gestão. Precisaria de um gerente de marketing, ou coordenador, um social media e um gestor de tráfego – só para tocar as estratégias mais simplórias.

Sem contar o investimento em tráfego que deveria fazer para as plataformas.

Mas… realmente é muito superior investir em um time interno se for possível, mas essa realidade é muito diferente na prática… Ter uma agência in house (termo usado para configurar um time de marketing completo) é algo relativamente caro.

Aqui vai outro conselho pessoal: o seu investimento nas mídias deve ser maior do que o seu investimento no time de marketing – para dar um resultado satisfatório. Caso não possua muita verba, a contratação de uma agência de marketing digital pode ser uma excelente saída, visto que você consegue contratar alguns desses serviços de R$4.000 a R$10.000 – dependendo da complexidade.

Uma terceira saída seria contratar freelancers para tratar de demandas específicas. Neste caso, os valores vão variar de profissional para profissional. Você ainda pode desenvolver algo personalizado com um consultor de marketing – que vai desenvolver uma estratégia baseada na sua realidade.

Em resumo, ao implementar essas estratégias, os varejistas podem melhorar seu fluxo de vendas e de atendimento, melhorar os fluxos operacionais de movimentação de leads e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Fonte: Pedro Fontana (CMO da agência TWB Digital e especialista em marketing digital, digital growth e inbound) - Foto: Shutterstock

Receba novidades

Informe seu e-mail para receber novidades e ficar por dentro de tudo.