Goiás no radar do varejo mundial: Sindilojas-GO e empresários participam da NRF2026
Evento destacou o reposicionamento do varejo físico como espaço de experiência, relacionamento e construção de marca
Com participação do Sindilojas-GO, delegação goiana teve 40 integrantes - Foto: Divulgação/Fecomércio-GO
A Fecomércio-GO, em parceria com o Sebrae, com participação do Sindilojas-GO, promoveu uma missão empresarial internacional a Nova Iorque entre os dias 08 e 15 de janeiro de 2026. O objetivo foi ampliar a visão estratégica do empresariado goiano por meio da participação na NRF 2026 – Retail’s Big Show, o principal evento mundial do varejo. Integrada pelo presidente do Sindilojas-GO, José Reginaldo Garcia, e pela vice, Marisa Carneiro, a delegação foi composta ao todo por 40 pessoas, entre empresários e líderes associativos, com destaque para o varejo, que acompanharam de perto as principais discussões, tendências e movimentos que estão moldando o futuro do setor no cenário global.
A programação da missão foi estruturada para proporcionar uma imersão completa no ecossistema do varejo norte-americano. Ao longo dos dias de feira, os participantes tiveram acesso a palestras com lideranças globais, executivos de grandes marcas e especialistas internacionais, que abordaram temas como transformação digital, inteligência artificial, novos hábitos de consumo, fortalecimento de marcas e os impactos das mudanças econômicas no varejo.
Um dos principais aprendizados da NRF 2026 foi a consolidação da inteligência artificial como um elemento central na tomada de decisão e na experiência de compra. O avanço de soluções que integram busca, recomendação e consumo de forma cada vez mais fluida reforçou a necessidade de adaptação dos negócios a um consumidor mais conectado, exigente e orientado pela conveniência. Ao mesmo tempo, ficou evidente que tecnologia, por si só, não gera valor sem visão estratégica, criatividade e compreensão profunda do comportamento humano.
Outro destaque foi o reposicionamento do varejo físico como espaço de experiência, relacionamento e construção de marca. Mesmo em um ambiente altamente digital, grandes redes internacionais demonstraram que as lojas seguem desempenhando papel fundamental na fidelização do consumidor, na criação de pertencimento e na conexão com as comunidades locais. A integração entre canais, aliada ao uso inteligente de dados e tecnologia, tem sido o caminho para tornar a operação mais eficiente e relevante.
As discussões também evidenciaram a importância da liderança, da capacidade de adaptação e da escuta ativa do consumidor. Casos apresentados na NRF mostraram como marcas consolidadas conseguiram retomar crescimento ao alinhar propósito, inovação e proximidade com seus públicos, além de antecipar tendências em vez de apenas reagir às mudanças do mercado.
Além da participação na feira, a missão incluiu visitas técnicas a empresas e operações de referência, permitindo que os empresários conhecessem de perto modelos de gestão, processos e práticas adotadas por organizações reconhecidas internacionalmente. Essas experiências ampliaram a compreensão sobre como estratégias globais podem ser adaptadas à realidade do mercado goiano, respeitando suas particularidades e potencialidades.
A missão empresarial à NRF 2026 reforça o compromisso da Fecomércio-GO, por meio da Câmara de Comércio Exterior (Fecomex), em promover a internacionalização, a inovação e o fortalecimento da competitividade das empresas goianas. A iniciativa contribuiu para ampliar repertório, estimular a troca de experiências e oferecer uma visão clara dos caminhos que o varejo e os negócios devem percorrer nos próximos anos, conectando Goiás às principais transformações do cenário global.
Fonte: Fecomércio-GO (com edição pela Assessoria de Comunicação/Sindilojas-GO)
