Notícias

NRF Ásia-Pacífico 2025: o futuro do varejo passa pela Ásia

Sob o tema “Retail Unlimited”, a NRF Ásia-Pacífico 2025, realizada em Singapura, reuniu líderes do varejo da região

nrf
Evento mostrou como as empresas asiáticas estão humanizando o atendimento - Arte: Divulgação


Sob o tema “Retail Unlimited”, a NRF Ásia-Pacífico 2025, realizada em Singapura, reuniu líderes do varejo da região para discutir as possibilidades ilimitadas no varejo, desde experiências aprimoradas para o cliente até estratégias de transformação digital. O evento contou com 11 palestras principais, 18 sessões paralelas e diversas apresentações de liderança de pensamento de todo continente.

Quem esteve nessa edição asiática, pôde comprovar que o varejo do futuro já está sendo moldado na Ásia. Fabiano Zortéa, especialista em varejo e coordenador do Sebrae-RS, participou do evento e ficou bastante empolgado com as tendências que estão transformando o setor. “Foi apresentado um varejo com menos foco em tecnologia e mais em entendimento da jornada do seu público. O objetivo maior é o ‘servir’ e não a venda, que se torna uma consequência do bom atendimento”, relata. Ele ainda destaca que o processo todo sempre é munido por dados. “Todas as estratégias baseadas em dados, para entender o que funciona e o que pode tornar mais efetivo para chegar na conversão e não que vise apenas a conversão”, explica.

Para Zortéa, outro ponto que impressionou não foram as tecnologias avançadas, mas a forma como as empresas asiáticas estão humanizando o atendimento. “Eles só usam a tecnologia mais robusta mesmo caso realmente vá ajudar o processo de venda para o cliente”, afirma. Observou ainda espaços onde um simples QR code conecta o consumidor a avaliações em tempo real, agregando fluidez à jornada de compra. “Em um mercado cada vez mais digital, o fator humano continua sendo diferencial competitivo”.

Principais destaques

Programação diversificada: o evento reuniu 9.500 inscritos de mais de 70 países e teve mais de 150 palestrantes, abordando temas como inteligência artificial, sustentabilidade e experiências omnichannel.

Expositores e demonstrações: mais de 300 expositores apresentaram soluções inovadoras em tecnologia de varejo, incluindo inteligência artificial, automação e experiências imersivas para os consumidores.

“Exhibitor Big Ideas”: sessões exclusivas onde os principais fornecedores da região compartilharam estudos de caso e insights sobre como suas soluções estão transformando o setor de varejo.

Tours temáticos: guias especializados conduziram os participantes por tours temáticos, explorando as últimas tendências em varejo omnichannel, sustentabilidade e inovação tecnológica.

Singapura, sede do evento, também se destacou como exemplo de eficiência urbana. Com 165 shoppings em uma área equivalente ao tamanho de Campinas, a cidade combina limpeza, sustentabilidade e organização. “No país, a sustentabilidade não é discurso, é prática cotidiana”, observa Zortéa.

O varejo nacional deve observar e aprender tudo que foi apresentado na NRF Ásia-Pacífico 2025, pois representa uma oportunidade de inovação e adaptação às tendências globais, promovendo uma experiência de compra mais personalizada e eficiente. O evento destacou a importância de adotar tecnologias emergentes e práticas sustentáveis para atender às expectativas dos consumidores modernos.

Fonte: Alex Akira/Varejo S.A

Receba novidades

Informe seu e-mail para receber novidades e ficar por dentro de tudo.