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O potencial das lojas físicas na Páscoa

Segundo pesquisa, 94% têm a intenção de realizar as compras em lojas físicas

22 de março de 2024

lojas fisicas


Com a Páscoa se aproximando, é natural que o interesse por presentes e chocolates aumente. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 94% dos brasileiros têm intenção realizar as compras de Páscoa em lojas físicas.

Segundo Roberto Kanter, professor de MBAs da FGV Educação Executiva, as lojas físicas possuem vantagens competitivas, como a disponibilidade imediata do produto, que podem ser exploradas para atrair mais consumidores. “O que faz a diferença entre uma loja física e uma loja online é o ‘delay’, a demora de quando o pedido é feito e o seu recebimento. A compra de ovo de Páscoa é muito emocional. O consumidor deseja sair já com o produto na mão”, explica.

Outro ponto que favorece as lojas físicas é que a compra de ovos de Páscoa frequentemente ocorre de última hora e é feita no impulso. “O consumidor brasileiro tem como caracteristica sempre comprar de última hora. Falamos ‘está caro’ ou ‘este ano não vou comprar’, mas chega próximo da data, corremos para presentear os mais próximos”, avalia Kanter.

Desafios

Com conveniência imediata, experiências emocionais de compra e oportunidades de marketing diferenciadas, os estabelecimentos têm um potencial significativo na temporada de Páscoa. Ao aproveitar essas vantagens competitivas e abordar os desafios com criatividade, os varejistas podem maximizar suas vendas e proporcionar uma experiência positiva aos consumidores.

Para isso, é necessário se prevenir. “O primeiro grande desafio para as lojas físicas é: ter estoque”, alerta o professor da FGV. Assim, possuir um estoque diversificado e bem abastecido é essencial para atender às demandas dos clientes, especialmente em um período em que as compras são frequentemente realizadas nos últimos dias.

Outro desafio enfrentado pelas lojas físicas é em garantir um atendimento de excelência. “O atendimento na loja física deveria ser excelente por obrigação, o que geralmente não ocorre”, observa Kanter. Investir em treinamento para os funcionários e promover uma cultura de serviço ao cliente pode melhorar significativamente a experiência de compra e a satisfação do cliente.

Estratégias

A pesquisa CNDL ainda apontou que 65% dos brasileiros pretendem fazer compras para a Páscoa em 2024, sobretudo nas classes A/B. Com base na preferência, os varejistas também podem adaptar sua abordagem de marketing e comunicação para atender às necessidades e expectativas desse público-alvo.

Para Roberto Kanter, o empresário deve criar estratétgias de upsell (técnica para aumentar o ticket médio dos clientes, a partir de oferta com outros produtos, antes que ele finalize a compra do produto/serviço). “É necessário incentivar a maior compra. Seja com mais estoque, variedade de produtos ou marcar, preços competitivos ou promoções”, avalia.

Além disso, o especialista sugere parcerias com marcas premium para ampliar o alcance das lojas físicas, bem como atrair consumidores em busca de produtos diferenciados.

Fonte: Varejo S.A - Foto: Shutterstock

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