Notícias

Quase 11 mil casos em 2023: Sindilojas-GO cobra ações contra furtos em comércios

Empresário do Centro de Goiânia amarga perda de R$ 18 mil após invasão de ladrões; "Gera prejuízos que podem determinar até o fechamento da empresa", alerta o presidente do Sindilojas-GO

10 de abril de 2024

furtos comercios


Com quase 11 mil furtos em comércios registrados em Goiás em 2023, conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública, os lojistas e o Sindilojas-GO cobram reforço na segurança pública da Região Metropolitana de Goiânia e na capital, principalmente no Centro. Esse crime é recorrente no bairro.

Uma das vítimas de furto no Centro de Goiânia, o empresário Jefferson Sadala, do ramo de malas, mochilas e bolsas, amargou um prejuízo de R$ 18 mil. A loja dele foi invadida por ladrões duas vezes no ano passado. "Além do prejuízo com as mercadorias furtadas, tivemos mais gastos extras com o reforço que fizemos no monitoramento e no reforço nas trancas. Não é uma situação fácil", lamenta o lojista.

Presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Caixeta reconhece o empenho da Polícia Militar no combate à criminalidade (os furtos em lojas caíram 14% entre 2022 e 2023). Porém, ele cobra do Estado e da Prefeitura de Goiânia investimentos em ações preventivas, como a implementação do projeto Centraliza, que busca revitalizar o Setor Central.

"Precisamos de mais videomonitoramento e de uma iluminação pública mais eficaz, para ajudar a inibir a ação dos ladrões. O Centro é uma área com alta incidência de furtos em lojas, e isso, além de afastar os consumidores, gera prejuízos que podem determinar até o fechamento da empresa, em alguns casos", reivindica Cristiano.

O dirigente afirma que a insegurança é um dos principais vilões do comércio varejista, principalmente das lojas de rua. Cristiano conclui: "Não podemos permitir que se repitam aqui as cenas tristes que a gente vê na região do Santa Efigênia, em São Paulo. Lojas tradicionais do comércio local fecharam as portas após sucessivos furtos, gerando desemprego, perda de renda e muitas dívidas".

Fonte: Assessoria de Comunicação/Sindilojas-GO - Foto ilustrativa: Câmera de Segurança

Receba novidades

Informe seu e-mail para receber novidades e ficar por dentro de tudo.